quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A MÁSCARA DA CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS


Enquanto Amarildo ainda segue desaparecido, sinais de censura vem se mostrando cada vez mais no cenário político das ruas do Rio de Janeiro.

A Polícia Civil realizou hoje uma operação especial para prender durante essa manhã os administradores da página dos Black Blocs na cidade.

Junto com os três responsáveis pelas postagens do perfil dos BB nas redes sociais, mais dois jovens também foram detidos e levados para o DPCA - Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente.

Segundo a polícia, eles estariam envolvidos em atos de vandalismo durante os protestos na cidade e serão indiciados por formação de quadrilha armada e incitação a violência; crimes inafiançáveis.

Ontem ocorram outros dois episódios promovidos pelo poder público na cidade do Rio de Janeiro que acirram o contexto de criminalização dos movimentos sociais . Os Deputados Domingos Brazão e Paulo Melo (PMDB) apresentaram um Projeto de Lei para se proibir o uso de máscaras em manifestações. O PL de número 2405/2013 teve a votação adiada para a semana seguinte.

Mesmo assim, A CEIV - Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo em Manifestações Públicas, composta por membros do Ministério Público, Polícia Civil e Militar, entrou com um pedido sigiloso junto a justiça para fazer o reconhecimento de mascarados em atos políticos.
No Baile das Máscaras, na noite de ontem na Cinelândia,, cinco manifestantes que estavam mascarados foram detidos e levados para a delegacia.

Nesse momento as ocupações na Câmara Municipal e na Avenida Delfim Moreira, conhecida como Ocupa Cabral, e a Aldeia Maracanã resistem.

Diversos atos estão marcados para o dia 7 de Setembro quando também acontece o desfile militar.
Hoje, as vésperas da comemoração da independência do país, infelizmente, a democracia não tem o que comemorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário