terça-feira, 3 de setembro de 2013

Depoimento De Mariana Giusburg aluna de Design do Senai/Cetiqt

       Mariana Giusburg
Então, eu fui em duas manifestações. A primeira, do dia 17/06 eu não passei por nada que não fosse pacífico, apesar de saber que houve confusão na ALERJ. Já no dia 20/06 as coisas foram diferentes. Estava até parecendo carnaval. Pessoas de atitudes duvidosas, ambulantes vendendo cerveja, gringos "protestando", etc. Enfim, dava para perceber que tinham pessoas que não faziam parte do movimento ali. Eu estava com o pessoal do IFCS e do CAP da UFRJ. Chegou uma hora que soubemos que estava rolando confusão lá na frente na Prefeitura, então decidimos voltar com o pessoal do CAP porque eles eram menores e podia acontecer alguma coisa com eles. Quando estávamos voltando fomos atacados por policiais com spray de pimenta totalmente sem motivo; na realidade o que eles queriam eram cercar os manifestantes para que não nos movêssemos. Conseguimos sair por ruas transversais e resolvemos ir para a unidade no IFCS para podermos resolver como iríamos embora. Chegando lá simplesmente não conseguimos mais sair, pois a polícia estava PRENDENDO quem saísse dali sem motivo algum. DESLIGARAM as câmeras das ruas do centro da cidade, o BOPE, a cavalaria e o batalhão de choque estavam lá para massacrar. Ficamos presos por algumas horas até que o pessoal da OAB e dos direitos humanos nos escoltaram para podermos sair em segurança. Enfim, foi quase um ato de ditadura. Repressão e repressão. Soube até de histórias em que policiais implantaram maconha na bolsa de uma menina e a prederam alegando porte ilegal de drogas. Esse é o nosso país. Infelizmente não tenho fotos desses dias, só uma em que estou com duas meninas e uma plaquinha "Mãe, tô bem"  Postei um desabafo no facebook enquanto estava encurralada no IFCS e ele foi parar no jornal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário