terça-feira, 3 de setembro de 2013

MST ocupa novamente a história

O acampamento Denis Gonçalves, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra na Zona da Mata, reocupou a Fazenda Fortaleza de Sant`Anna, nesta terça, 3. As famílias resistiram por mais de 2 anos acampadas na beira da MG 353, com a conquista da posse reconhecida ao INCRA no mês de agosto, elas finalmente poderão compartilhar o uso da terra no latifúndio, de 4.683 ha, o maior da Zona da Mata, e começar a produzir alimentos saudáveis para a população da região.

Agora cabe ao INCRA a conclusão do processo de desapropriação para efetivar o Projeto de Assentamento. A previsão é que cerca de 150 família sejam assentadas, será o maior de Minas Gerais. A fazenda possui riquezas históricas e naturais, como uma caverna onde foram encontrados dois corpos indígenas mumificados, uma vasta reserva de mata atlântica intocada e grandes estruturas do período auge do café. A intenção do MST é aliar a agroindustrialização ao desenvolvimento do ecoturismo, a partir de projetos produtivos e culturais, que garantam ao mesmo tempo a preservação e o uso destes patrimônios.

O governo federal tem atuado de acordo com a vontade política do agronegócio e por isso mantém o Programa Nacional de Reforma Agrária paralisado. Esta área será a única a ser desapropriada nas regiões sul e sudeste neste ano e a primeira em Minas Gerais em cinco anos. Uma grande vitória para o movimento, que só foi possível com muita luta e resistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário